iG - Internet Group

iBest

brTurbo

+

rss Celular

  • 11:24
  • 14/06

Mudanças no rosto e na pele podem indicar doenças

O narcisismo geralmente é encarado como uma característica negativa e pouco atrativa.
No entanto, recentes estudos mostram que dar uma olhada mais demorada no espelho pode ser uma boa. Nosso rosto é o espelho de nossa saúde.
Na semana passada, pesquisadores da Universidade de Medicina de Yale, nos EUA, sugeriram que as rugas faciais podem ser sinal de aviso da chegada da osteoporose.
Eles examinaram 114 mulheres entre 40 e 50 anos, na menopausa, ¿mapearam¿ suas rugas e tiraram raio-x. O procedimento revelou que as voluntárias que tinham as rugas mais marcadas eram também as que tinham os ossos mais fracos.
¿Ossos e pele dividem o mesmo bloco construtor ¿ o colágeno¿, diz a pesquisadora Lubna Pal. ¿Com a idade, as mudanças no colágeno resultam em rugas e pelancas, mas também contribui para a deterioração dos ossos¿.
Uma pele ruborizada, por exemplo, pode ser sinal de problemas no coração. Se a válvula mitral não funciona de maneira correta pode levar ao aumento da pressão sanguínea.
Abaixo, o que certos sinais faciais podem indicar:
Pálpebras caídas: Síndrome de ¿Bell¿s Palsy¿ (paralisia facial), derrame ou câncer de pulmão (mais raramente)
Olhos vermellhos: ¿febre do feno¿ (ou alergia a pólen), irite (inflamação da íris) ou pressão alta
Olhos piscantes: estresse ou esclerose múltipla
Quando o corpo para de absorver a vitamina B, essencial para manter os músculos oculares fortes ¿ pode levar também a contrações em outros órgão, como no estômago.
Círculos ao redor da íris: colesterol alto ou ¿Doença de Wilson¿ (condição genética que não deixa o corpo se livrar do excesso de cobre).
Círculos brancos ao redor da íris (a parte colorida dos olhos) podem indicar colesterol alto. O alto índice de colesterol no sangue também pode causar ¿xanthelasmas¿, que são aquelas bolsinhas amarelas que se instalam no alto das pálpebras.
Já os círculos marrons ao redor da íris podem ser sinal da ¿Doença de Wilson¿, que primeiramente afeta o fígado, mas quando o cobre alcança a corrente sanguínea pode viajar para outros lugares, como os olhos.
Curiosamente, o problema acontece com pessoas abaixo dos 35 anos.

Nariz aumentado: rosácea ou acromegalia (gigantismo)
Um nariz muito grande, vermelho e dilatado se desenvolve nos casos severos de rosácea (doença inflamatória da pele). Evitar sol, estresse, comidas condimentadas e álcool são atitudes recomendáveis, mas em alguns casos é necessária cirurgia.
Pele vermelha: Lúpus, doença no coração ou menopausa
O lúpus é provocado por um desequilíbrio do sistema imunológico. Nesse tipo de doença a defesa imunológica se vira contra os tecidos do próprio organismo como pele, articulações, fígado, coração, pulmão, rins e cérebro.
Rosto gordo ou inchado: mal funcionamento da tireóide ou caxumba
Mudança de cor da pele: bronquite, asma ou icterícia
Doenças respiratórias, como bronquite ou enfisema, podem levar a uma pele cinza ou meio amarelada ¿ simplesmente porque o oxigênio não consegue circular de forma correta.
Um tom amarelado na pele pode ser sinal ainda de icterícia, alteração na produção de uma substância chamada bilirrubina. A bilirrubina é um pigmento normal, amarelo, gerado pelo metabolismo das células vermelhas do sangue. No entanto, quando a produção é maior do que a capacidade do fígado de metabolizá-la, a pessoa fica amarela.
Coceira: eczma, gravidez (em estágios mais avançados) ou sensibilidade a antibióticos
Pele seca ou com feridas, coceira ao redor das orelhas ou dos olhos podem ser sintomas de eczema (inflamação da pele)
Manchas (em mulheres): síndrome do ovário policístico

Pele rachada: anemia ou diabetes. Rachaduras ao redor da boca podem ser sinal de anemia (deficiência de ferro). O excesso de glicose no sangue gerado pela diabetes pode levar à produção de ¿candida¿, um tipo de fungo que ataca os cantos da boca.
Mudança na forma das orelhas: câncer de pele
Tumores ¿ benignos ou malignos ¿ na cavidade auditiva podem mudar a forma e a direção das orelhas. O ouvido é um lugar comum para o surgimento de carcinomas basais celulares, o tipo mais comum de câncer de pele.
Lóbulos da orelha enrugados: doença no coração
Marcas diagonais na orelha podem estar relacionados a problemas cardiovasculares.
Quem ficou com vontade de ir ao médico?

Leia mais em http://trezende.wordpress.com


Comente

Termos de Uso
Topo
Contador de notícias