iG - Internet Group

iBest

brTurbo

+

rss Celular

  • 15:25
  • 04/08

Saiba como foi criado o Campeonato Brasileiro de Futebol

Antes de o Campeonato Brasileiro de Futebol existir, havia o Torneio Roberto Gomes Pedrosa (Torneio Robertão), o nome foi uma homenagem ao goleiro Pedrosa, do São Paulo que foi Tricampeão carioca, em 1934, pelo Botafogo e ainda jogou na Seleção Brasileira na Copa de 1934 e que morreu em 1954 como presidente da Federação Paulista de Futebol.


O Torneio “Robertão” era competição nacional de futebol no Brasil, disputada de 1967 até 1970, que logo em 1968, passou a ser chamada de Taça de Prata.


Este campeonato era organizado pelas federações carioca e paulista de futebol, que a partir de 1968 passou a ser organizado pela C.B.D. (Confederação Brasileira de Desportos, precursora da atual CBF).
Esse torneio surgiu do Torneio Rio - São Paulo, que foi ampliado para reunir os principais clubes do Brasil.


Já com o nome de "Taça de Prata", o “Torneio Robertão" passou a ser considerado a mais importante competição de futebol brasileiro, inclusive substituindo a antiga Taça Brasil (que era o torneio nacional que definia os representantes brasileiros nas competições Sul-Americanas) e passou a ser essa a forma de indicação dos dois representantes brasileiros para a Taça Libertadores da América, que em 1969 e 1970 ficou sem esses representantes, devido a desentendimentos entre as Confederações Brasileira e Sul-Americana, mas a partir de 1971 tudo se regularizou.

Em 1970 o Torneio “Robertão”, que passara a ser chamado de Taça de Prata, tornou-se o Campeonato Brasileiro de Futebol, como é conhecido até hoje.

O Primeiro Campeão Brasileiro de Futebol foi o Clube Atlético Mineiro liderado por ninguém menos que Telê Santana, que foi o Primeiro Campeão Brasileiro de Futebol e teve uma trajetória singular dentro do futebol brasileiro, venceu o São Paulo com um placar de 1x0, no dia 12 de dezembro de 1971, com o gol de Oldair.

Desde então o Campeonato Brasiliero de Futebol vem sendo um dos eventos mais importantes dentro do futebol nacional.

As disputas eram em estilo mata-mata até 2002 e desde 2003 o campeonato vem sendo disputado por pontos corridos, o que gera a alegria de uns e a tristeza de outros, mas como não se pode agradar a todos é compreensível a discórdia, porém, se for feita uma análise “fria” do estilo pontos corridos, pode-se concluir que é justo com todos os times, visto que essa forma de pontuar privilegia quem mantém uma constância nos jogos, de forma que o time que almeja ser campeão, precisa necessariamente ter feito uma boa campanha durante todo o campeonato e não apenas em alguns jogos.

Hoje o torneio é organizado pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e dá acesso ao seu campeão, vice, terceiro e quarto colocados à Taça Libertadores da América.

No ano de 1971 as equipes eram:

Atlético Mineiro: Renato: Humberto Monteiro, Grapete, Vantuir e Oldair; Vanderlei e Humberto Ramos; Ronaldo, Dario, Beto e Romeu .
Técnico: Telê Santana

São Paulo: Sérgio; Forlan, Samuel, Arlindo e Gilberto; Teodoro e Gérson; Terto, Édson, Toninho e Paraná.
Técnico: José Poy

Primeiro Campeão Brasileiro de Futebol em 1971

Clube Atlético Mineiro
Vice-Campeão: São Paulo
Artilheiro: Dario (Atlético Mineiro) com 20 gols


O Campeonato Brasileiro de Futebol hoje é um torneio amado por milhões de brasileiros, é nele que se reúnem os melhores times de futebol do país para a disputa pelo título da competição e também pela vaga para a tão sonhada Copa Libertadores da América e quem sabe até o Mundial de Clubes.


Leia mais:
http://sandraduarteborges.blogspot.com/2010/08/campeonato-brasileiro-desde-o-inicio
html



Comente

Termos de Uso

null72680.jpg

1ºCampeão Brasileiro em 1971 - Clube Atlético Mineiro

hr
Topo
Contador de notícias